Oratória para candidatos: a importância de falar bem nas eleições 2022

Você já deve ter se deparado com candidatos a cargos políticos que não se expressavam bem, não é mesmo? Todavia, ter boa oratória é algo imprescindível para essas pessoas, até porque pode aumentar as suas chances de ser eleito. Acompanhe para conhecer mais sobre o tema.

A importância de falar bem

Mas por que será que é tão importante aos políticos falar bem? Ora, porque eles se valem da fala para conversar com as pessoas, seja o povo ou parceiros políticos. Toda a campanha se dá por meio da sua voz.

Se um candidato não souber se expressar bem, ele não vai passar credibilidade pelos canais de comunicação, como rádio, televisão, internet, e também pessoalmente, em comícios e outras formas de campanha.

Você deve estar lembrado que, nas últimas eleições, houve debates políticos. Eles acontecem sempre, e você deve acreditar quando dizemos que podem ser decisivos para alguns eleitores. Os debates, muitas vezes, são o que faltava para o eleitor se decidir por quem votar.

Aí você já deve imaginar que um político certamente não vai se sair bem no debate se ele não tiver boa oratória. Ao hesitar, gaguejar ou ter branco, ao mostrar uma linguagem corporal que não o favorece, isso com certeza vai contra a sua credibilidade. Esse político não sairá vencedor.

Pelo contrário, candidatos que souberem falar bem terão suas chances aumentadas durante a sua campanha. Não é por acaso que os melhores oradores da história são presidentes e chefes de estado.

Discursos que não dizem nada

Contudo, essas pessoas não se destacaram somente por sua boa fala. Afinal, não é válido e de bom tom discursar bem um texto vazio, sem conteúdo. Políticos também podem ficar famosos por apregoarem discursos que não dizem nada, que não agregam.

Uma pessoa com boa oratória sabe se expressar verbal e não verbalmente muito bem e tem um discurso que a mostra competente, alguém capaz de ser um bom representante do povo. É preciso unir essas características para ter chances de ser eleito.

De improviso, mas não sem pensar

Porém, como ser tudo isso? Primeiramente, um político não nasce político. Ele vai se preparando ao longo da sua vida, por um bom tempo, antes de se lançar na política partidária. Uma pessoa não é alguém comum hoje , desconhecido, e amanhã um político, um candidato a um cargo.

Os políticos se preparam com antecedência, e seu discurso não é vazio por conta desse motivo. Eles sabem o que vão falar, se organizam com roteiros, discursos bem preparados e ensaiados, e somente então partem para suas campanhas.

E quanto aos debates? Bom, eles são respondidos de improviso, mas não sem pensar. Os candidatos têm alguns segundos para formular sua resposta, e só depois de organizar a fala no pensamento é que ela sai da boca do político.

Ele, de antemão, precisa estudar o que pode ser perguntado, precisa ter em mente todas as suas propostas. Assim, mesmo que uma pergunta o pegue de surpresa, ele saberá o que responder.

E mais: provocações podem e vão surgir em debates, comícios e outros eventos de campanha, porém os candidatos não vão deixar o nervosismo transparecer. Por possuírem uma boa oratória, eles estarão preparados para não demonstrar a surpresa. Portanto, sua linguagem verbal e não verbal não mostrará o que ele pode estar sentindo por dentro.

O curso de oratória pode ajudar você

As eleições 2022 estão muito próximas. Se você é candidato e não sabe se expressar com excelência, não perca mais tempo e entre em contato conosco. Nós podemos ajudar você a virar a situação o quanto antes. O tempo urge, vamos lá!

O Professor

Rodrigo Moreira é graduado em Fonoaudiologia desde 1996 e especialista em Audiologia. Seu trabalho é treinar pessoas, corrigindo e aperfeiçoando a comunicação interpessoal.

Entre em contato com a gente!

Preencha o formulário e entraremos em contato.

Falar Melhor © 2022 – Todos os diretos reservados

Formulário E-book