Oratória: como melhorar a minha

Só de pensar em falar em público, você já começa a suar frio? Suas mãos tremem ao saber que  você vai falar para algumas pessoas? Seu nervosismo aflora ao se aproximar de alguém para pedir algo, como uma simples informação? Esses são problemas comuns de fala, e você poderá resolvê-los se conhecer nossas dicas para melhorar a sua oratória. Vamos lá?

O que é oratória

A oratória é a arte de falar bem em público, de comunicar-se de forma clara e objetiva, fazendo com que as outras pessoas compreendam o que você quer dizer. Um bom orador consegue convencer uma plateia a fazer o que ele deseja, porque uma boa fala pode persuadir as pessoas, já que gera credibilidade ao interlocutor.

Ninguem precisa chegar a esse ponto da oratória se não quiser ou não achar necessário, mas é fundamental a todas as pessoas se comunicar bem, transmitir a sua mensagem e fazer com que ela seja compreendida.

É normal ficar tímido frente a muitas pessoas, suar frio, tremer as mãos, gaguejar ou ter o famoso branco, mas isso não é saudável, muito pelo contrário. Para saber como melhorar a sua oratória, continue a ler para descobrir nossas estratégias.

Prepare-se para falar

Digamos que você precise pedir um aumento ao seu chefe, mas você não tem uma boa oratória. Se você não tiver boa habilidade de persuasão, se não souber convencer seu chefe com bons argumentos e boa fala, seu aumento não virá.

Sendo assim, sempre que você se deparar com situações nas quais precisará falar muito bem, prepare-se para esse momento. Você pode escrever no papel um roteiro e depois treinar a fala (em frente ao espelho ou não), sempre com o intuito de dominar a fala e não deixar que ela domine você.

Porém, você não poderá decorar o que escreveu. Se der branco em uma palavra, você não vai mais conseguir dar continuidade ao texto. Prepare-se para falar bem, não para cuspir palavras escritas, como um robô.

Atente-se à sua respiração

Outro ponto muito importante para você melhorar a sua oratória é prestar atenção na sua respiração. Quanto mais rápida ela estiver, mais nervoso você está e pior vai falar. O oposto, claro, é verdadeiro! Se a respiração está lenta, você está calmo e vai conseguir falar melhor.

Portanto, nossa dica é treinar a sua respiração antes de praticar a sua oratória. Tenha uma postura ereta, isso ajuda muito, e faça exercícios para respirar longa e pausadamente. A oxigenação do cérebro aumentará e você se sentirá mais calmo. Experimente!

Evite movimentos exagerados

Você já deve ter reparado que algumas pessoas, talvez até você, gesticulam exageradamente ao falar em público, ou então ficam se movimentando para lá e para cá durante a apresentação. Algumas se balançam no lugar, como um pêndulo. É a linguagem corporal mostrando que você está nervoso e comprometendo a sua credibilidade.

Esses movimentos e gestos não são bem-vindos, é claro. Você precisa cuidar para não ficar totalmente parado durante a sua explanação, se a conversa for de pé, mas também não pode se movimentar ao ponto de deixar a outra pessoa tonta. Como você já deve saber, o corpo fala, então tudo conta na sua apresentação.

Faça um curso de oratória

Você conheceu três dicas para melhorar a sua oratória, e agora vem outra que pode mudar a sua vida: faça um curso de oratória. Nele, você vai aprender muitas outras dicas, na teoria e na prática, e elas poderão fazer com que você se expresse muito bem a quem quiser, onde quiser.

Não feche esta janela sem antes entrar em contato conosco! Temos planos que cabem no seu bolso e podem transformar você.

O Professor

Rodrigo Moreira é graduado em Fonoaudiologia desde 1996 e especialista em Audiologia. Seu trabalho é treinar pessoas, corrigindo e aperfeiçoando a comunicação interpessoal.

Entre em contato com a gente!

Preencha o formulário e entraremos em contato.

Falar Melhor © 2022 – Todos os diretos reservados

Formulário E-book