Como se expressar melhor? Confira as nossas dicas

Saber se expressar melhor não é um luxo, mas uma necessidade. Nós nos comunicamos o tempo todo, com o corpo e com a voz, e nem sempre queremos dizer aquilo que nós transmitimos. Se você é uma pessoa que precisa aprender a se expressar melhor, confira nossas dicas.

Grave e escute a sua voz

Você escuta as suas mensagens de áudio repassadas pelo aplicativo de mensagens? Aliás, você grava mensagens de áudio pelo WhatsApp?

Muitas pessoas não gravam ou não escutam as suas mensagens porque não gostam de ouvir a própria voz. Contudo, essa é uma das dicas para se expressar melhor, porque você poderá analisar o seu tom de voz e alguns quesitos que o deixam incomodado ou insatisfeito. Reconhecer onde você erra é o primeiro passo para mudar.

Diminua os vazios e as gírias de linguagem

A segunda dica tem a ver com os vazios que são preenchidos por huuuum, hãããã, éééé, entre outros, e também com as gírias de linguagem, como e tipo assim. Pessoas que se expressam melhor não costumam utilizar esses recursos, porque eles não soam bem. São característicos de quem não domina o tema, de quem não se preparou para falar melhor.

Portanto, ao reparar que está utilizando esses artifícios, procure substituí-los por frases com ponto final, frases de transição de uma parte para outra do texto e também por pausas. Não há problema você ficar em silêncio por alguns minutos, é melhor do que utilizar recursos ruins.

Faça um teste de velocidade da voz

Você também pode ter problemas com a velocidade da voz, isto é, pode falar muito rápido ou muito devagar, e nenhuma dessas situações é interessante para se expressar melhor.

Se você não sabe como é a velocidade da sua voz, temos uma sugestão de teste: em uma página em branco do Word ou Bloco de notas, copie e cole um texto que contenha 160 palavras. Em seguida, faça uma gravação de você lendo esse texto na velocidade da sua conversa.

O ideal é que você encerre a leitura do texto em um mais ou menos um minuto. Para se expressar melhor, procure trabalhar nesse intervalo de tempo.

Porém, é preciso levar em consideração o tipo de texto. Isso porque uma linguagem mais técnica pede uma velocidade menor de conversação, enquanto um texto resumido exige uma conversa mais rápida.

O uso de palavras rebuscadas não é sinônimo de falar melhor

Nós temos mais dicas interessantes para você, e agora queremos dizer que o uso de palavras difíceis não significa que você vai falar melhor. Aliás, esse pode ser um recurso perigoso, que fará você se expressar de maneira pior.

Quanto mais você domina o assunto, as palavras utilizadas, mais vai falar melhor. Isso quer dizer que a utilização de palavras rebuscadas, se não são do seu conhecimento e vocabulário diário, pode fazer você se atrapalhar, prejudicando o seu discurso.

Para se expressar melhor, prefira palavras simples, que vão fazer as pessoas entenderem o que você quer dizer. Isso gera empatia e conexão com o público, e a sua impressão vai ser ótima. Simplifique!

O seu corpo também fala

Para se expressar melhor, cuidado com o que você passa com os seus gestos, a sua linguagem não verbal, porque o seu corpo também fala.

Quando você está nervoso, isso fica nítido pelos músculos faciais contraídos, o que pode passar uma impressão errada de estresse ou irritação. Procure ficar o mais calmo possível, e sempre faça contato visual com o público. Você vai receber honestidade, interesse e receptividade em troca, que o deixarão mais relaxado.

O Método Falar Melhor também pode ajudar você. Contate-nos para conhecer nosso curso!

O Professor

Rodrigo Moreira é graduado em Fonoaudiologia desde 1996 e especialista em Audiologia. Seu trabalho é treinar pessoas, corrigindo e aperfeiçoando a comunicação interpessoal.

Entre em contato com a gente!

Preencha o formulário e entraremos em contato.

Falar Melhor © 2022 – Todos os diretos reservados

Formulário E-book