Cinco técnicas imperdíveis para falar melhor

Falar melhor não é privilégio de poucos. Pelo menos, não deveria ser assim! Se você lançar mão de algumas estratégias, poderá dominar a arte de falar melhor. Quer saber mais sobre o assunto? Temos cinco técnicas, acompanhe!

Conheça o seu público

Provavelmente você já sabe que deve preparar o seu discurso para falar melhor, não é? Isso porque o improviso deixa as pessoas ainda mais inseguras, o que certamente vai aumentar a falha na comunicação.

Mas não é só isso: na preparação do seu discurso, procure saber que tipo de linguagem deve ser utilizada. Como é o público para quem você vai falar? Ao saber se sua linguagem deverá ser mais formal ou informal e o tipo de pessoas que vão ouvir o seu discurso, mais chances você tem de falar a mesma linguagem.

Dessa forma, você vai gerar empatia com o público, vai conquistá-lo. Com isso, você vai se sentir mais calmo e falará melhor.

Conheça a si mesmo

Além de conhecer o seu público, outra técnica imperdível para você falar bem é conhecer a si mesmo. Sabe por quê?

Porque ao se conhecer você saberá o que te deixa calmo e o que te deixa nervoso, e você poderá contornar essas situações para poder falar melhor. Ao se conhecer, você se planeja o máximo possível, e ficará tranquilo sabendo que o risco de acontecer imprevistos é menor.

Como você deve estar percebendo, planejamento e preparação são palavras importantes para se falar bem. Portanto, nada de improviso se você puder evitar.

Planeje-se para não precisar de nenhum papel em mãos

O branco é um dos maiores receios das pessoas inseguras que vão falar em público. Por isso, é muito comum as pessoas levarem papéis para deixar à mão se acontecer de elas esquecerem alguma fala. Porém, se você estiver preparado de verdade, você não precisará desse papel.

Não é errado levá-lo, inclusive você pode apoiar o seu papel na tribuna (se houver), ou então ter o texto no celular ou tablet, mas quem treina a fala espontânea e planeada não precisa desse artifício.

Em vez disso, prefira levar material de apoio, como slides, arquivos de áudio e outros meios para você apresentar e ilustrar o seu discurso. Dessa forma, você se sente mais seguro, evita o branco e traz elementos interessantes, que podem gerar benefícios para ambos.

Cuidado com a linguagem corporal

Em praticamente todos os artigos deste blog, senão em todos, você vai encontrar dicas sobre a linguagem corporal. Nós falamos muito com o corpo, então todo o cuidado é pouco para transmitir a impressão correta. De nada adianta você falar bem com a boca, se o seu corpo estiver dizendo outra coisa.

Cuidado com a sua linguagem corporal, com o que você não está dizendo com palavras. E isso não tem a ver somente com os gestos, mas desde a escolha do vestuário e a sua imagem pessoal. Você pode falar bem com a linguagem corporal, que vai refletir numa boa linguagem verbal.

Faça um bom curso de oratória

Todas essas dicas e muitas outras você aprenderá ao fazer um curso de oratória. Existem opções para todos os gostos e bolsos, e certamente uma delas vai ao encontro das suas necessidades.

Aliás, se for do seu desejo, nós temos uma mentoria individual exclusiva, para você ter total atenção do professor, com foco nas suas metas pessoais. Assim, por exemplo, se você precisar se preparar para uma apresentação e não tem condições de participar das próximas turmas do curso, você conseguirá ser atendido por nós.

Não perca mais tempo, mude agora mesmo a história da sua vida. A Falar Melhor vai ajudar você.

O Professor

Rodrigo Moreira é graduado em Fonoaudiologia desde 1996 e especialista em Audiologia. Seu trabalho é treinar pessoas, corrigindo e aperfeiçoando a comunicação interpessoal.

Entre em contato com a gente!

Preencha o formulário e entraremos em contato.

Falar Melhor © 2022 – Todos os diretos reservados

Formulário E-book