Como falar bem para atender melhor os seus clientes?

Hoje eu quero falar com você que atende ao público diariamente, mas não se sente bem fazendo isso. Você gosta do que faz, tanto que quer atender melhor, mas não sabe como fazer isso? Então continue comigo para aprender muito!

O tom de voz manda muito

Uma das primeiras coisas que você pode fazer para atender melhor por meio da fala é moderar o seu tom de voz. Afinal, ele manda muito na conversa!

Procure falar em um tom de voz agradável, não muito alto nem muito baixo, com firmeza. Dessa forma, você não soa artificial ou robótico e passa confiança ao cliente. Procure ter um ritmo constante na conversa, sem titubear ou gaguejar, conduzindo a sua voz de forma natural.

Atenção à linguagem corporal

Mas você sabia que nós não falamos somente com a voz? Você já deve ter ouvido alguém dizer que o corpo fala, e é totalmente verdade! Quando nos movimentamos, mostramos com o nosso corpo diversas formas de comunicação.

As outras pessoas conseguem perceber, pelos nossos gestos, se estamos nervosos, abertos ou fechados a uma conversa, se aceitamos de bom grado o que foi dito, etc. Portanto, você deve ter muita atenção à linguagem corporal para atender melhor, porque o corpo pode mostrar algo negativo para o cliente, mesmo que você não esteja percebendo.

Trabalhe a pronúncia das palavras

Voltando à linguagem verbal, agora é o momento de indicarmos a você o treinamento da pronúncia das palavras. Por exemplo, termos que você certamente vai usar no seu dia a dia de trabalho, mas que podem ser difíceis de pronunciar.

Assim, se você treinar em casa, na frente do espelho ou da forma que preferir, estará mais confiante da forma correta de pronunciar aqueles termos e se sentirá melhor ao dizê-los para o cliente. A dicção também pode ser trabalhada, seja em trava-línguas ou expressando as palavras com a boca bem aberta, forçando principalmente nas vogais. Treino é fundamental!

Tenha domínio do assunto

Falando em treino, se você não sabe muito bem do que se trata o seu produto ou serviço, provavelmente não falará bem dele para os clientes. Você não fará isso por mal, mas por não conseguir argumentar muito bem.

Quanto mais confiança você tiver ao falar, mais fácil será se expressar. A dica da vez, sendo assim, é ter domínio do assunto, é estudar os temas que fazem parte do seu dia a dia no trabalho. Garantimos que isso vai ajudar você a atender melhor!

Faça um curso de oratória

Porém, pode ser que você precise de um empurrãozinho ainda maior. Talvez as nossas dicas não sejam suficientes para algumas pessoas que, mesmo treinando e se aperfeiçoando sozinhas, ainda sentem dificuldade para atender melhor.

Elas não precisam desistir da profissão e encontrar outra função que não exija tanto da fala, pelo contrário. A expressão verbal e corporal faz parte do nosso dia a dia, portanto não há para onde fugir. Mesmo que você mude de carreira, ainda vai precisar se comunicar todos os dias.

Para essas pessoas, e para quem desejar melhorar ainda mais a sua comunicação para atender melhor, eu sugiro fazer um curso de oratória. É um investimento que certamente cabe no seu bolso, pois temos diversas modalidades de cursos, e o custo/benefício compensa demais.

Chega de suar frio na hora de fazer uma abordagem, por menor que seja; de gaguejar ou ter medo de dar branco; de ficar com as mãos tremendo; de titubear mesmo sabendo o que dizer. Com um bom curso de oratória, todos esses problemas vão ficar no passado. É hora de você entrar em contato conosco para começar sua mudança!

O Professor

Rodrigo Moreira é graduado em Fonoaudiologia desde 1996 e especialista em Audiologia. Seu trabalho é treinar pessoas, corrigindo e aperfeiçoando a comunicação interpessoal.

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