Maiores erros quando o assunto é falar em público

Você certamente conhece pessoas que não gostam de falar em público. Nós conhecemos muitas! Se esse problema é incômodo para você, nós podemos te ajudar! Mas primeiro conheça os maiores erros quando o assunto é falar em público. Veja com quantos você se identifica!

Pouco domínio do assunto

Quanto menos as pessoas sabem de um assunto, menos elas se sentem à vontade para falar sobre ele. A solução nem sempre é estudar o tema, porque há muitos outros problemas envolvidos nesse discurso improvisado.

Se você, mesmo tendo domínio do assunto, se sente desconfortável ao falar em público, continue conosco!

Falta de treinamento

Planejar-se, treinar na frente do espelho, é a alternativa que muitas pessoas encontram para ficar mais desenvoltas em frente a uma plateia. Nem sempre é fácil fazer isso, até porque muita gente não consegue se olhar por muito tempo no espelho.

Você continua sem soluções para o seu problema, pois é uma dessas pessoas que não se olham fixamente no reflexo? Acompanhe!

Gesticulação em excesso

Você já deve ter ouvido alguém falar que o corpo fala. E é totalmente verdade! Não falamos somente quando emitimos som pela boca, mas também com nossos gestos. O corpo fala através da linguagem não verbal.

E quando estamos nervosos, desconfortáveis ao falar em público, costumamos gesticular em excesso. Ao percebermos esse ato, ficamos mais nervosos ainda, com mais ansiedade e menos facilidade de se expressar. Quer conhecer mais erros? Continue!

Ritmo muito acelerado da fala

Outro erro muito percebido nos discursos é o ritmo muito acelerado da fala. As pessoas, na ânsia de terminar sua fala logo, porque não é algo fácil para elas, acabam falando muito rapidamente, atropelando as palavras e, por vezes, dizendo termos não compreensíveis.

A solução é falar de modo pausado, com calma, para encerrar seu discurso no tempo previsto. Não sabe como fazer isso? Já, já você vai descobrir. Mas temos mais erros pela frente!

Busca pela perfeição

Pode ser também que você não fale bem em público porque é uma pessoa perfeccionista, alguém que sempre está em busca da perfeição. Dessa forma, não consegue conduzir uma boa fala para a plateia porque fica se condenando o tempo todo, se culpando por seus erros.

Entenda que até mesmo os melhores palestrantes ficam nervosos frente a muita gente, mas eles não se deixam limitar por seus receios. E sabe por quê? Porque eles entendem que não são perfeitos e, principalmente, mostram sua fragilidade para as pessoas. Quando nos mostramos humanos, fica mais fácil receber empatia. Estamos quase lá!

Encerramento repentino

Por fim, outro erro muito comum quando o assunto é falar em público: o encerramento repentino do discurso. Além de atropelar as palavras, o mau palestrante termina a fala de modo abrupto, e as pessoas não percebem que o discurso chegou ao fim.

Você deve mostrar isso claramente ao público, dizendo que sua apresentação terminou. Faça uma conclusão, de preferência informando seus contatos, e agradeça pela atenção.

É fácil fazer isso? Certamente, não! Mas agora chegou o momento em que nós mostramos como podemos ajudar você.

Faça um curso de oratória

Quanto você está disposto a pagar para aprender a se comunicar melhor com as pessoas, profissional e pessoalmente? Para não suar frio, não tremer as mãos, não sentir a respiração acelerada? Para não cometer os erros que mencionamos acima? Para se expressar bem, com a boca e com o corpo?

Com o curso de oratória, você aprenderá a falar bem em público e a movimentar seu corpo adequadamente, conforme as suas pretensões. Converse conosco para comprovar que isso custa menos do que você imagina e vale muito mais do que você pensa!

O Professor

Rodrigo Moreira é graduado em Fonoaudiologia desde 1996 e especialista em Audiologia. Seu trabalho é treinar pessoas, corrigindo e aperfeiçoando a comunicação interpessoal.

Entre em contato com a gente!

Preencha o formulário e entraremos em contato.

Falar Melhor © 2022 – Todos os diretos reservados

Formulário E-book