Estratégias eficazes para melhorar a dicção

Sua dicção é algo que incomoda você? As pessoas já caçoaram de algo que você disse ou pediram para repetir porque não entenderam o que você falou? Essas e outras situações desagradáveis com a dicção podem ser resolvidas com as nossas estratégias! Leia para conhecê-las.

 Relaxe a voz

Certamente você já passou por momentos em que ficou com o corpo todo travado, de tanto nervosismo. Você sabia que esse travamento não acontece somente com o corpo, mas também com a voz?

Assim, para melhorar a sua dicção, você precisa relaxar a voz. Faça isso da seguinte maneira:

 – coloque o polegar e o indicador sobre o nariz, sem apertar;

– feche a boca e imite o zumbido de uma abelha, por um minuto inteiro. Você vai sentir uma vibração produzida pelo nariz e pela boca;

– ao completar o movimento, descanse por trinta segundos e o repita mais algumas vezes.

 Faça trava-línguas

Assim como a estratégia anterior, a da vez pode ser utilizada antes de apresentações em público ou momentos em que o nervosismo parece tomar conta de você. Agora é a hora dos trava-línguas!

Falar melhor não é muito fácil para algumas pessoas, mas essa técnica trabalha os músculos vocais e a articulação da língua. Por isso, você vai conseguir falar todas as palavras sem atropelos, uma a uma, pausadamente.

Conheça a seguir três exemplos de trava-línguas para você treinar:

– Filomena Felícia Fausta Fonseca, famosa flor, farmacêutica, fez formidáveis fórmulas, fabricou formosos fortificantes e famosos fertilizantes, fazendo felizes frenéticos fregueses;

– o que é que Cacá quer? Cacá quer caqui. Qual caqui que Cacá quer? Cacá quer qualquer caqui;

– em rápido rapto, um rápido rato raptou três ratos sem deixar rastros.

 Faça movimentos faciais exagerados

Outra conhecida estratégia eficaz para melhorar a dicção é a realização de movimentos faciais exagerados. Você já deve ter ouvido falar deles!

Ao falar, abra a boca o máximo que puder em todas as sílabas, principalmente nas vogais. Dessa forma, você tonifica os músculos da face e faz com que as palavras saiam com extrema clareza. Recomendamos que você treine esse exercício por trinta minutos diários, e em pouco tempo você vai notar a diferença em sua dicção.

Atente-se à sua respiração

Você sabia que a respiração tem muito a ver com a dicção? Isso porque o ritmo da nossa respiração interfere na pronúncia das nossas palavras. Você já deve ter percebido que quando as pessoas estão ofegantes, elas não conseguem se expressar de forma clara.

O contrário também é verdadeiro: quanto mais calmos estivermos, melhor será a nossa dicção, a nossa pronúncia correta e clara. Portanto, atente-se à sua respiração!

Se você sentir que está respirando de forma acelerada, expire lentamente por alguns segundos, enquanto pronuncia a letra F. Em seguida, inspire pausadamente pronunciando a letra S. Faça pausas e repita o exercício cinco vezes.

Faça um curso de oratória

Todas as dicas que passamos acima são estratégias eficazes para melhorar a dicção, e todas elas e muitas outras você poderá encontrar ao fazer um curso de oratória.

Nesse curso, você aprenderá que não somente a dicção é responsável pela sua comunicação, e que há vários fatores que podem interferir na pronúncia das palavras. Você vai aprender, entre outros tópicos, a melhorar sua postura, sua respiração, sua linguagem corporal e até mesmo técnicas para fazer com que as pessoas compreendam melhor o que você quer dizer.

Contate-nos para conhecer tudo o que podemos fazer por você, dentro de um valor que cabe no seu bolso. Você vai perceber, em pouco tempo, que o investimento valeu muito a pena.

O Professor

Rodrigo Moreira é graduado em Fonoaudiologia desde 1996 e especialista em Audiologia. Seu trabalho é treinar pessoas, corrigindo e aperfeiçoando a comunicação interpessoal.

Entre em contato com a gente!

Preencha o formulário e entraremos em contato.

Falar Melhor © 2022 – Todos os diretos reservados

Formulário E-book