Arte de falar em público: tudo o que você precisa saber

Se falar bem em público é uma arte, então é preciso ter esse dom para saber se expressar com excelência, certo? Errado! Todas as pessoas podem falar bem em público, até mesmo as que tremem, suam e gaguejam sempre que precisam discursar. Leia mais sobre isso a seguir.

Você não está sozinho

O medo de falar em público é extremamente comum. Você sabia que tem até nome para isso? Chama-se glossofobia. Temos dados de uma pesquisa feita no Reino Unido, e ela nos diz que 41% das pessoas têm esse como o maior medo de suas vidas, ultrapassando o da morte e o de contrair dívidas.

Isso porque, para algumas pessoas, não é fácil falar em público. Muitas já nascem com essa facilidade, enquanto outras precisam melhorar em algum ponto (ou vários) para dizer que dominam a arte de falar em público. Mas falar melhor não deve ser privilégio de poucos.

A preparação não acontece por acaso

Como mudar essa situação, como não deixar o medo de falar em público dominar você? Bom, comece por não fazer apresentações de improviso. A preparação não acontece por acaso, porque com ela você:

– entenderá o assunto do qual vai falar;

– poderá ficar mais calmo porque treinou com antecedência;

– vai conseguir diminuir seu nervosismo e insegurança;

– conhecerá o texto, então será possível olhar nos olhos da plateia, gerando interação e empatia.

Quanto mais você treinar, melhor tende a falar. A dica de treinar na frente do espelho funciona, assim como gravar a sua apresentação ou fazê-la para amigos e familiares. Faça como achar melhor, só procure não falar de improviso, porque aí as chances de dar errado são grandes.

Utilize recursos que possam ajudar você

A arte de falar em público abrange linguagem verbal e não verbal, como você já deve saber se acompanha as postagens do nosso blog. Sabe também que o branco pode acometer qualquer um, principalmente quem não treinou o discurso e/ou está muito nervoso.

Como evitar o branco, fazer uma boa apresentação e mostrar uma linguagem verbal e não verbal de qualidade?

Você pode se utilizar de recursos auxiliares, como projeções multimídia, a tela do celular ou do tablet, o papel na tribuna, entre outros. São recursos que ajudam demais o orador na arte de falar bem em público, até porque trazem segurança.

É claro que, como dissemos, são recursos auxiliares, não muleta. Você não pode olhar o tempo todo para a tela, o papel ou a projeção, mas de vez em quando não há problema nenhum. Repare que os repórteres normalmente estão com algo em mãos, e você pode fazer o mesmo.

Matricule-se no método Falar Melhor

Outra estratégia muito interessante é você se matricular em um curso de oratória, e aqui nós indicamos o nosso método Falar Melhor, que é exclusivo. São doze horas de curso, a princípio, tanto individuais quanto em grupo, e nelas você vai aprender, experimentar técnicas para se expressar bem em público.

Nosso método vai atender você em todas as suas expectativas, nós garantimos, porque as aulas são divididas entre grupo (onde todos aprendem de forma igualitária) e individual (em que são atendidas as demandas específicas). Por isso você vai sair satisfeito, porque vamos trabalhar nas suas dificuldades, para você dominar a arte de falar em público.

Ah, e se você preferir, é possível aprender com o método Falar Melhor de forma totalmente individual, pela mesma carga horária do curso. Quer ser tratado como um príncipe ou uma princesa e, de quebra, aprender a falar melhor? Contate-nos, vamos mudar a sua situação já!

O Professor

Rodrigo Moreira é graduado em Fonoaudiologia desde 1996 e especialista em Audiologia. Seu trabalho é treinar pessoas, corrigindo e aperfeiçoando a comunicação interpessoal.

Entre em contato com a gente!

Preencha o formulário e entraremos em contato.

Falar Melhor © 2022 – Todos os diretos reservados

Formulário E-book